Em 03 de março de 1963, nascia oficialmente o Clube de Campo Umuarama. O sonho de alguns homens de visão se tornava realidade a partir de uma reunião realizada na residência do Dr. José Alberto Weiss de Andrade, sob uma forte chuva, que prenunciava o final feliz para aquele encontro.
A idéia de se construir o Umuarama nasceu em um desses domingos, há 40 anos atrás. Em uma conversa entre Tácito D’Angelo, José Arbex e Dr. José Alberto surgiu a idéia de se criar em Três Corações um Clube de Campo, baseado na narrativa empolgada de Tácito sobre clubes desse molde que ele havia visitado recentemente.
No dia seguinte, Dr. José Alberto começou a e estudar a viabilidade do projeto.
A primeira providência a ser tomada era de encontrar o local adequado para a construção do Clube. Foi então que João Neder comentou sobre uma propriedade da família Reghin que se encontrava à venda.
A área oferecida era muito bonita, com 14 alqueires de extensão, água em abundância, um esboço do Lago da Ducha uma área de extração de cascalho, mas seu valor girava em torno de 4,5 milhões de cruzeiros.
Para conseguir a quantia proposta, Dr. José Alberto e José Arbex saíram em busca de sócios que se dispusessem a comprar ações do Clube que ainda seria fundado. O alto valor do empreendimento, cerca de 50 mil cruzeiros para cada pessoa, assustava os possíveis investidores. Porém, nossos pioneiros não desistiram e saíram de porta em porta até conseguir reunir o capital necessário.
Depois de alcançarem a meta financeira, a Reunião de Fundação do Clube aconteceu na casa do Dr. José Alberto e encerrou-se à luz de velas, já que uma tempestade interrompeu o fornecimento de energia elétrica.
Com certa dificuldade, as obras começaram. O material era transportado em carroças, desde a Estação Ferroviária até o Clube,passando pela estrada da Fazenda dos Matuck, já que ainda não havia ponte sobre o Rio do Peixe.
Os fundadores, aos se depararem com o buraco da piscina, assustados com o tamanho, perguntavam-se: “Como vamos revestir tudo isto aqui?”.
O primeiro vestiário foi erguido pelo então presidente José Arbex, e era todo de madeira. A piscina foi terminada, e o sonho chamado de loucura por muitos começava a tomar forma real.
A ponte de madeira, necessidade urgente, foi inteiramente construída por Manoel Rezende, o Nenzinho, que mergulhava nas águas do Rio do Peixe, carregando imensas toras que seriam o sustento da mesma. Nenzinho foi também o construtor da estrada de acesso ao Clube pela ponte.
O nome Umuarama foi escolhido em Concurso aberto à toda comunidade através da estação de rádio local, a Rádio Clube Três Corações. O prêmio oferecido na ocasião foi de Cr$5.000,00 (Cinco Mil Cruzeiros) e a vencedora do Concurso foi Maria Aparecida. Umuarama significa A Casa dos Amigos.
Para o fundador Dr. José Alberto, é possível dividir a história do Umuarama em três fases:
Pioneirismo: fase inicial, onde a coragem e a confiança eram os carros chefes.
Implantação: a criação dos primeiras estruturas do Cube, uma fase que tem como principal personagem o saudoso Clóvis Neder.
Embelezamento: começa quando o Eulo -Branquinho assumiu a presidência em crescente até -os dias de hoje.
O Umuarama é a extensão dos lares de seus sócios. É no Clube que o encontro entre amigos acontece, nos fins de semana, nas férias, nos feriados e até mesmo nos dias comuns, pois as portas desse paraíso estão sempre abertas.
Aos Sócios Fundadores, aos primeiros dirigentes e a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para o engrandecimento e valorização do Clube de Campo Umuarama, nossos sinceros agradecimentos e profundo reconhecimento.